domingo, 23 de novembro de 2008

Listagem de pontos a serem acrescidos ou suprimidos no memorial

UFBA-Universidade Federal da Bahia
FACED-Facudade de Educação
CURSO-Licenciatura em Pedagogia
CICLO-UM/2008
CURSISTA-Alaides Nascimento Nunes Pereira
PROFESSORA-Inez Carvalho

Fazendo a leitura de alguns textos:Noblat, Nina Horta e Plínio Fraga.Também alguns livros de memórias com: Pablo Neruda e Mariza Lajolo e nas discurssões durante os encontros. Retornei ao meu memorial para fazer reeleitura crítica, percebi muitos erros no mesmo. Acredito que com esses conhecimentos adquiridos, eu possa aprimorar o meu memoeial. Não significa que vou acertar tudo, pois a vida é de descobertas e a cada dia descobrimos coisas novas. O que eu não descobri hoje amanhã poderei descobrir.
Listagem dos pontos a serm acrescidos ou suprimidos do memorial.

Título
Ortografia
Pontuação
Fatos e acontecimentos.
Concordãncia

Visitamos o passado na tentativa de buscar o presente, no qual essa história se desenrola, trazendo á tona fios, feixes que ficaram "esquecidos" no tempo(BRUNER,1998:165)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PROJETO DE APRENDIZAGEM

AÇÃO DO HOMEM




APRESENTAÇÃO


Com o processo crescente de degradação ambiental e social da região de Irecê, percebemos a necessidade de novos estudos e pesquisas para melhor compreensão dessa realidade.
A partir desse quadro, com o apoio do professor Helmut Muller, na atividade de Geografia, reunimos em grupos e elaboramos um projeto para estudar a Caatinga do Município de Irecê.
Pretendemos analisar o processo histórico, suas causas e conseqüências para tentar evitar um colapso sócio econômico e ambiental, procurando implementar o desenvolvimento sustentável como um processo alternativo de transformação do quadro atual. Desta forma, estaremos proporcionando um equilíbrio ambiental e a justiça social.


OBJETIVOS GERAIS


Conhecer a ação do homem sobre a transformação da natureza, procurando fazer uma conscientização sobre as conseqüências desta ação em toda sua amplitude, possibilitando uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais e locais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


*Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inserida, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
*Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
*Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;
*Fazer leituras de imagens, de dados e documentos de diferentes fontes de informações, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e sobre as diferentes paisagens;
*Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais.
CONTEÚDOS:


# Textos escritos informativos;
# Textos imagéticos: fotos, ilustrações, gráficos, legendas, mapas e plantas;
# Realizar entrevistas, debates e pesquisas e visitas ao local estudado;
# Organizar e montar painéis, murais e exposições


JUSTIFICATIVA


Pensando em conhecer a paisagem local do município de Irecê, em que se encontram as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade de seu grupo social, desenvolvemos este projeto procurando realizar trabalhos de conscientização para preservação da nossa caatinga.
Assim, é de fundamental importância estudar a relação da comunidade com o seu meio, como se dá o processo de utilização dos recursos naturais, como vivem e sobrevivem os homens que habitam próximos a uma área delimitada para conservação. Essa compreensão é decisiva para o sucesso das estratégias de preservação dos ecossistemas.


PROBLEMATIZAÇÃO:


*Como se encontra a Caatinga atualmente em nossa região?
*Quais os tipos de plantas nativas da Caatinga?
*O que podemos fazer para conservar a Caatinga?


PROCEDIMENTOS:


*Observar através de slides a paisagem natural e transformada;
*Quadro meta- cognição;
*Planejar um passeio para conhecer a paisagem local;
*Retomar o quadro meta-cognição;
*Leituras de textos informativos;
*Trabalhos em grupos;
*Leituras de mapas da região;
*Pesquisas, cartazes, entrevistas, murais, painéis e exposições;
*Palestra e debates como culminância do projeto.



RECURSOS:


*Retroprojetor
*Papel metro
*Cola
*Lápis
*Borracha
*Tesoura
*Mapas
*Fita adesiva
*Câmara digital
*Papel ofício
*Piloto
*Cartolina
*Fotos
*Internet
*Dicionário
*Outros



TEMPO:


*Oito semanas (duas aulas semanais)


AVALIAÇÃO:


A avaliação será realizada através de observações, participações dos alunos, registros, atividades em grupos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas.




PRODUTO ELABORADO


*Palestras e debates

domingo, 16 de novembro de 2008

desmatamento

È preocupante no entanto, a forma como os recursos naturais e culturais brasileiros vem sendo tratado. Poucos produtores conhecem ou dão valor ao conhecimento do ambiente específico em que atuam. As altas taxas de desmatamento estão provocando uma redução acelerada da biodiversidade local, o que afeta diretamente a vida de milhões de pessoas que dependem desses recursos para sobreviver.Por causa desses desmatamento e queimadas, as secas estão sendo prolongadas em diferentes regiões,está provocando um grande impacto econômico e social. A chuva que é produzida é importante não apenas para a região. Ela ajuda na geração de energia, na produçao de alimentos e no abastecimento de água.