sexta-feira, 10 de abril de 2009

Entrevistas sobre o Software livre

UFBA- Universidade Federal da Bahia
FACED- Faculdade de Educação
CURSO-Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais
PROFESSORA- Maria Helena Bonila
CURSISTA- Alaides Nascimento Nunes Pereira

De acordo com a entrevista que fizemos ao técnico Carlos Ribeiro na EMBASA sobre o Software livre percebemos o quanto eles estão satisfeito com o programa. Confesso que estou muito surpresa porque há muito tempo o Software é conhecido no Brasil e até mesmo em nossa cidade Irecê e em alguns povados no caso de Itapicuru que foi contemplado e a comunidade está muito agradecida. Mais no meu caso só vim conhecer o programa agora, através da professora Maria Helena Bonila que nos incentivou a pesquisar e entrevistar pessoas conhecedoras do mesmo, agradeço a ela pelo incentivo.
Segundo Carlos Ribeiro da EMBASA o Software é livre porque qualquer pessoa pode ter acesso e não só acesso como tambem pode modificá-lo. Oferece todas as vantagens para quem quer se tornar um técnico, os treinamentos acontecem pessoalmente ou via WEB,Para começar é só não ter medo do novo. Este programa envolve as pulíticas públicas, pois o governo federal foi um dos primeiros a utilizar o Software tomando iniciativas e liberando verbas, já economizou cerca de Três milhões de reais porque além de ser livre se torna mais barato.
A EMBASA utiliza o LINUX, porque é um sistema adotado por eles, oferece qualidade e baixo custo, pretendem estender para que toda comunidade seja contemplada.

Obrigada pela atenção.

Alaides Nascimento Nunes Pereira.

3 comentários:

Gicélia disse...

Alaides, Carlos Ribeiro ainda fala que são poucas as empresa que usam o software livre em Irecê, por medo de encarar o novo e acomodação, pois para quem nunca viu um antes, tem que aprender praticamente tudo do zero, na Embasa também aconteceu assim, às reações dos usuários "funcionários" dessa empresa, inicialmente todos se chocaram com a aparência e a maneira com que tem que se trabalhar no programa, mas não demorou muito, para está familiarizados com a nova interface do programa e hoje gostam mais que os outros com o qual estavam habituados. Acha que usando o swl algumas ações de conscientização serão desenvolvidas.

Nubia Barbosa disse...

Muito bem Alaides,Ribeiro fala tamém que o Software Livre já é uma realidade em nossa cidade,diz que a empresa conheceu o Software Livre pela neessidade e comenta que em 2008 foi feita uma grande economia usando o Software Livre.

cristina disse...

Olá Alaides, é interessante esta pesquisa que foi realizada na EMBASA, essas informações coletadas com certeza vai nos ajudar na construção do nosso relatório.

Valeu!

Bjs!

Ana Cristina.