terça-feira, 8 de junho de 2010

A Cibercultura na Educação




Durante a oficina de Cibercultura na educação pude perceber um novo sistema de comunicação que fala cada vez mais a mesma língua universal digital, tanto está movendo a integração global da produção e distribuição de palavras, sons e imagens de nossa cultura como personalizando os gostos das identidades e humores dos indivíduos (CASTELLS, 1999a, p. 40).
A internet é um suporte que possibilita a praticidade e a interatividade em um ambiente virtual, em segundos podemos conversar ver e ouvir pessoas que estão distantes.
O poder está na mão da Cibercultura! A cultura digital de forma sociocultural é a relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas vinda da criação e do avanço da internet. Entenda o porquê a Cultura Digital tem ganhado cada vez mais espaço nos meios de comunicação, setores de ensino, economia e político, dentre outros.
Essas redes possibilitam, ainda, a desmaterialização espacial, instantaneismo, troca de conhecimentos e formação de uma cultura específica: a cibercultura, que interelaciona informação, comunicação e tecnologia. Nas pesquisas sociais, uma das primeiras questões que devem ser pensadas é a da construção do objeto de estudo. De acordo com Bourdieu, os objetos da Ciência Social não estão "prontos", mas devem ser construídos, a partir de um determinado referencial teórico que irá orientar o trabalho analítico.


http://tecnocratadigital.wordpress.com/2010/02/28/midias-sociais-cibercultura-brasil/

Nenhum comentário: