domingo, 13 de dezembro de 2009

RESENHA DO FILME AS HORAS


O filme As Horas baseia se no livro de Michael Cunningham, um filme fascinante que interliga a história de três mulheres que vivem em épocas diferentes, Virginia Woolf, Laura Brown e Betty Friedan. Este filme se inspirou no romance de Virginia Woolf. Apesar de ser um filme eteronormatilidade “desejo de se apaixonar pelo sexo oposto” é um filme bastante atraente porque através de um forte sentimento de insatisfação no amor e apreço à amizade a atriz consegue romper as barreiras e representar o movimento feminista.
A primeira é Virginia Woolf que mesmo tendo um marido que a ama muito, sofre de uma crise nervosa, e é nessa "pós" crise que ela produz o seu maior romance: Senhora Dalloway. Virginia tem como sua fonte de vida, a amiga e irmã Vanessa. Senhora Dalloway que é lido por Laura Brown, vinte anos depois. Essas mulheres carregam em suas vidas sentimentos em comum, como a insatisfação e o fracasso.
Laura é também muito amada pelo marido e tem um filho maravilhoso (Richard), o qual já aparenta um temperamento diferente. Ela tem uma amiga que lhe é muito especial a sua vizinha Kittie. E entra em crise ao saber que a amiga está sendo internada para fazer uma cirurgia.
O desespero delas vai crescendo com o passar das horas, sempre iguais e sem nenhuma esperança de mudança, a luta e o sofrimento vivenciados pelas três mulheres são universais, mas no futuro, Clarissa Vaughn, mulher independente que vive em união com outra mulher, dedica boa parte do seu tempo a cuidar do grande e muito amado amigo, o escritor Richard (o filho de Laura). As horas os momentos e as decisões tornaram aquelas mulheres capazes de tomarem suas próprias decisões.
Como professora, recomendo todos a assistirem este filme porque ele trás muitas reflexões sobre a vida. Temos que aprender respeitar e aceitar as pessoas independentes do que elas sejam, porque a cada dia deparáramos com pessoas com realidades e perspectivas diferentes da nossa e devemos aprender a conviver com todas elas.




Nenhum comentário: