quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Meu diário

UFBA- Universidade Federal da Bahia
FACED- Faculdade de Educação
CURSO-Licenciatura em Pedagogia
CICLO- Um - 2008. 2
Professora-Solange Maciel
Cursista-Alaides Nascimento Nunes Pereira

O ato de lembrar , possibilita ao autor reconstruir sobre seu próprio
percurso, além de criar espaço para melhor entendimento de sua prática.
Zabalza

Meu diário,
Inicia-se mais um curso de Licenciatura em Pedagogia nas séries iniciais do ensino médio na UFBA em Irecê e eu, com bastante expectativas e ansiedade . Passamos por uma seleção ,três dias de preparação e muita leitura , onde deparei-me com muitas palavras novas, parecia o mundo das palavras porque era palavras ,palavras e palavras por todos os lados.
È comum ouvir falar que as coisas mudaram , que os tempos são outros . Na educação essas mudanças tambem devem ser acompanhadas, e efetivadas quando forem consideradas como processo de ensino-aprendizagem .Não há mais espaço para o educador que não aceita inovações, por que tanto quanto eles os alunos tambem sofrem com o comodismo.Como não pretendo ser uma professora acomodada estou correndo atrás dos meus objetivos e tentando passar o melhor para os alunos buscando novos conhecimentos .
No momento do memorial fiquei questionando: Será que vou conseguir? O que devo fazer? será que sou capaz? Mesmo com tanta insegurança enfrentei,e para minha surpresa fui aprovada. Achava que não tinha uma bagagem suficiente para alcançar as competencias exidas para aquele memorial,ficava me comparando com aqueles autores daqueles bonitos textos que li e os professores orientadores,quanta inteligência!!! hoje como cursita já percebo a diferença e posso entender que quando queremos realizar algum sonho é só correr atrás ,não desistir , seguir em frente , ler bastante e não deixar se levar pela preguiça, o medo , o desespero e outros fantasmas que querem atrapalhar nossa caminhada.
Estou me considerando uma das maiores vencedoras do mundo, pois foi grande a minha luta pela sobrevivencia enfrentando a fome ,o medo , a ansiedade , o drama de ser criada sem pai ,Porque quando eu tinha apenas um ano de idade ele nos deixou.Sei que não é tão simples viver a vida as vezes ela contem capítulos imprevisíveis e inevitável .Mais é possível escrever algumas partes que marcaram e serviram de modelo para que hoje eu podesse compreender o significado da vida,descobrir que o sentido dela se encontra em um mercado onde não se usa dinheiro, o preço é : Dignidade , respeito , carater e amor ao próximo.
Por estas e outras razões, o registro exige tempo de parar, de refletir e por em prática os acontecimentos e experiências. As escritas reflexivas favorecem um aprofundamento sobre o conhecimento de si e do outro. Essa aula serviu para rever minha prática, Por que mesmo sabendo que o registro é importante não tinha o hábito de registrar sendo prejudicada algumas vezes porque ele não acontecia. Pensando em melhorar minhas aulas ,criei uma estratégia com os alunos , arrumamos um caderninho para eles registrarem tudo que acontece na sala de aula.
Meu objetivo é que eles descubram a utilidade da escrita visando melhorar a criativadade e a curiosidade através da leitura . Sabemos que a escrita é uma produção que possibilita o escritor rever sua aprendizagem, no caso dos alunos estão aprendendo uns com os outros e chegando a conclusão que precisam melhorar tanto na escrita quanto na leitura.
Eu sou Alaides Nascimento Nunes Pereira, estou com os grupos 05 e 06 em Itapicuru. Acredito que mesmo enfrentando alguns desafios podemos dar a volta por cima.

Nenhum comentário: