domingo, 19 de outubro de 2008

Síntese

Lendo o livro de Paulo Freire,com a organização e apresentação de Marisa Lajolo gostei dessa parte e gostaria de compartilhar com todos.
A retomada da infância distante, buscando a compreensão do meu ato de "ler" o mundo particular em que me movia_ e até onde não sou traido pela memória_ , me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, e re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de àrvores, algumas delas como se fosse gente, tal a intimidade entre nós _à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava em riscos menores que me preparavam para riscos e aventuras maiores.
A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço _ o sítio das avencas de minha mãe_, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi o meu primeiro mundo. nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, andei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras.Os "texto", as "palavras", as"letras" daquele contexto_em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber_se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo no meu trato com eles nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

5 comentários:

Rita Cácia Fernandes disse...

Delian, que belo relato sobre memórias, me fez lembrar de minha infância feliz, a casa da minha vó, o giral que virava apartamento,
a casa na árvore, o quintal, era do tamanho do mundo. Ah que saudade boa...
bjs!
Rita Cácia

Alaides Nunes disse...

Olá Rita! Eu sou Alaides,esse é o endereço do meu blog.Realmente essas são lembranças nos traz muitas saudades... beijos!!!

Alaides Nunes disse...

Olá Rita! Eu sou Alaides,esse é o endereço do meu blog.Realmente essas lembranças nos traz muitas saudades... beijos!!!

Sule disse...

Alaídes querida!
Perceba que você deu um retorno ao comentário de sua postagem no teu próprio blog! A Rita de Cácia só vai saber desse retorno se voltar novamente aqui!
Por isso, a lógica é: se quiser retribuir a um comentário, tem que ir até o blog da pessoa e postar lá! E assim estabelecer uma rede de troca, entende???
Vamos em frente!
Bjinhos
Sule

Alaides Nunes disse...

muitoobrigado !!!